sábado, 6 de janeiro de 2024

Questão - UFRR 2024 - Sendo um bem que se possui [na Roma antiga]

UFRR 2024 - Sendo um bem que se possui [na Roma antiga], um escravo é um inferior. E com essa inferioridade de um homem faz de outro homem seu proprietário, um chefe, esse amo, seguro de tal grandeza, a consagrará considerando natural a inferioridade do escravo: um escravo é um sub-homem por destino e não por acidente. 
(VEYNE, Paul (Org.). História da Vida Privada 1 – Do Império Romano ao Ano Mil. São Paulo: Cia das Letras, 1990, p. 62) 

Quanto ao escravismo romano podemos afirmar CORRETAMENTE que A) A realidade mais profunda do Império Romano mostra que não havia escravos na concepção do senso comum, o que na verdade havia era um grupo de voluntários que juravam servir a outros indivíduos em troca de estabilidade familiar. 
B) Era somente considerado escravo os estrangeiros adquiridos como espólio de guerra, sendo que os filhos destes, nascidos no Império eram tidos como livres, pois era considerado imoral escravizar qualquer um nascido dentro das fronteiras do Império. 
C) Os escravos desempenhavam os mais diversos papéis na economia, na sociedade, até na política e cultura fazendo com que alguns fossem infinitamente mais ricos ou poderosos que alguns dos homens livres. 
D) Os escravos eram excluídos de todas as atividades que envolvessem a propriedade uma vez que estavam fadados a viver e morrer na profunda miséria, tendo apenas o seu espírito como propriedade partilhada com uma divindade, preferencialmente Júpiter. 
E) O modelo escravista romano teve início com o cristianismo quando os cristãos passaram a ser escravizados como punição por causa da traição contra a religião do Império e contra o próprio César, tido como único rei e redentor do povo.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário