sábado, 6 de janeiro de 2024

Questão - UESB 2023 - Leia o trecho a seguir da obra Torto arado

UESB 2023 - Leia o trecho a seguir da obra Torto arado do escritor brasileiro Itamar Vieira Junior: 
A agressividade de Tobias cresceu nos meses que se seguiram, a ponto de minha mãe fazer chegar a mim um recado de meu pai: estava preocupado comigo e queria que voltasse para a casa. Não seria vergonha alguma para a família meu retorno. Apenas queria zelar por sua filha, para que nada de ruim acontecesse. Tobias reclamava por pouca coisa, e quase sempre a culpa de tudo estava em mim. Bebia grande quantidade de cachaça, seus olhos ficavam vermelhos e pousavam no meu corpo quase sempre para acompanhar os insultos que me dirigia: lembrar que eu era muda, que passado tanto tempo não havia gerado filho como minha irmã, que não cozinhava bem, que perdia muito tempo adornando o quintal, que não queria me ver na companhia de Maria Cabocla. 
VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019. 

Considerando o excerto da obra Torto arado, do escritor baiano Itamar Vieira Junior, e tendo em vista características, contexto histórico e tendências da literatura contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) Torto arado aborda questões recorrentes na literatura contemporânea, como conflitos identitários e a condição social de representantes das minorias. 
B) Assim como a geração de 1930, conhecida como a fase Regionalista do Modernismo, a literatura contemporânea, por vezes, apresenta um discurso engajado com causas sociais. 
C) O excerto apresenta uma situação típica do patriarcalismo e suas implicações para a condição feminina, que é reduzida ao seu “papel” de gênero na sociedade. 
D) A literatura de autoria feminina e o protagonismo de personagens negros surgem no Brasil a partir do Modernismo com escritoras como Rachel de Queiroz e Conceição Evaristo. 
E) A representação da condição feminina na literatura contemporânea subverte a tradição romântica focada na idealização da mulher e das relações amorosas.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário