sábado, 6 de janeiro de 2024

Questão - UESB 2023 - Leia o poema a seguir:

UESB 2023 - Leia o poema a seguir: 
Um canto do século 

Debalde nos meus sonhos de ventura 
Tento alentar minha esperança morta 
E volto-me ao porvir: 
A minha alma só canta a sepultura 
E nem última ilusão beija e conforta 
Meu suarento dormir... 
Debalde! que exauriu-me o desalento: 
A flor que aos lábios meus um anjo dera 
Mirrou na solidão... 
Do meu inverno pelo céu nevoento 
Não se levantará nem primavera, 
Nem raio de verão! 
AZEVEDO, Álvares de. Um canto do século. In: AZEVEDO, Álvares de. Lira dos Vinte Anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996. 

“Um canto do século”, de Álvares de Azevedo, é um poema que se enquadra na segunda geração do Romantismo, conhecida como Ultrarromântica ou geração “Mal do Século”, a qual foi profundamente influenciada pela poética do escritor britânico George Gordon Byron. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica da segunda geração do Romantismo presente no poema. 
A) Pessimismo. 
B) Gongorismo. 
C) Escapismo. 
D) Egocentrismo. 
E) Religiosidade.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário