CEDERJ 2024/1 - O Brasil, no final da década de 1990, vivia os primeiros anos de desenvolvimento da democracia após a Constituição de 1988. A crise vivida pelo governo do presidente Fernando Collor de Mello acaba em renúncia e abre caminho para a presidência de Itamar Franco. Durante o governo do presidente Itamar Franco, destacou-se, como ministro, Fernando Henrique Cardoso, que acumulou as pastas das Relações Exteriores e da Fazenda e foi quem elaborou
A) o Plano Real, que estabilizou a economia brasileira em 1993, combatendo a hiperinflação e reunindo uma equipe de economistas, como Pérsio Arida, André Rezende e Pedro Malan, entre outros, e que iniciou a etapa neoliberal da economia brasileira com as privatizações.
B) o Plano Collor II, que elevou o valor da dívida externa, aumentou os créditos pessoais, criou projetos sociais como o Bolsa Família, reunindo uma equipe de economistas comandada por Roberto Campos e Delfim Neto, e que realinhou as políticas econômicas ao neoliberalismo.
C) o Plano Real, no período posterior a 1995, quando assumiu a presidência da República e inaugurou o período de maior penetração das ideias da socialdemocracia com o apoio de economistas como Franco Montoro e Ulisses Guimarães.
D) o Plano Real, no segundo mandato de Itamar Franco, a partir de 1998, eliminando a dívida externa brasileira, criando projetos sociais como Minha Casa Minha Vida e tendo como membro de sua equipe e presidente do Banco Central o economista Gustavo Franco.
RESPOSTA:
Letra A.
O Plano Real, que estabilizou a economia brasileira em 1993,
combatendo a hiperinflação e reunindo uma equipe de economistas, como Pérsio Arida,
André Rezende e Pedro Malan, entre outros, e que iniciou a etapa neoliberal da economia
brasileira com as privatizações. A letra (A) é a correta porque relaciona FHC ao presidente Itamar Franco e acerta na
relação de economistas que participaram do Plano Real.
Nenhum comentário:
Postar um comentário