segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Questão - CEDERJ 2024/1 - Dilma Rousseff foi a primeira mulher

CEDERJ 2024/1 - Dilma Rousseff foi a primeira mulher a assumir a presidência da República brasileira interrompendo uma sucessão de homens presidentes desde 1889. Sua eleição foi muito comentada por essa razão e a presidenta deu continuidade à política de estado do Partido dos Trabalhadores. 
Identifique a opção que se refere corretamente à trajetória política da única presidente mulher brasileira. 
A) Escolhida diretamente por Lula como sua sucessora na presidência, resultado das reivindicações feministas que avançaram durante o século XXI, Dilma Rousseff foi contestada, dentro do próprio Partido dos Trabalhadores, como uma escolha equivocada, por seu maior aliado na Parlamento brasileiro, o deputado Eduardo Cunha. 
B) Com participação efetiva nas campanhas para as eleições de Lula, inclusive como realizadora dos planos energéticos, Dilma Rousseff foi escolhida para sucessora de Lula porque teria como principal encargo levar a Petrobras a ser a principal alavanca de desenvolvimento, atendendo às reivindicações de seus principais aliados neoliberais. 
C) A primeira presidente brasileira se transformou na melhor candidata da sucessão de Lula porque destacou-se por sua qualidade intelectual e por suas posições liberais frente aos processos de privatização reivindicados pelos aliados políticos do Partido dos Trabalhadores. 
D) Durante o governo que a antecedeu, o do presidente Lula, Dilma Rousseff ocupou as pastas ministeriais das Minas e Energia e da Casa Civil e sofreu as consequências das tensões entre ela e seus aliados políticos, sendo que o pedido de impeachment foi feito por Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Junior.

RESPOSTA:
Letra D.

Durante o governo que a antecedeu, o do presidente Lula, Dilma Rousseff ocupou as pastas ministeriais das Minas e Energia e da Casa Civil e sofreu as consequências das tensões entre ela e seus aliados políticos, sendo que o pedido de impeachment foi feito por Hélio Bicudo, Janaína Paschoal e Miguel Reale Junior. A letra (D) está correta porque indica as tensões e nomeia corretamente os autores do pedido de impeachment;

Nenhum comentário:

Postar um comentário